Qual o papel da área de comunicação corporativa quando um dano é causado?
Quando falamos da comunicação corporativa de uma empresa podemos incluir diversas complexidades de atuação, principalmente se compreendermos as questões relacionadas ao meio ambiente.
Ou seja, responsabilidades que possam, inclusive, envolver o debate social sobre questões e problemas ambientais e como a discussão pode concernir a corporação.
Se esse entendimento já é importante para qualquer empresa, para companhias que geram impacto, é essencial.
Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.
A comunicação e o meio ambiente
Foi a partir da década de 1990 que começamos a experimentar, aqui pelo Brasil, a preocupação das empresas em pautar sua imagem perante a comunidade com base em conceitos como a Responsabilidade Social.
Algumas décadas depois, nos acostumamos a encontrar empresas que investem intensamente na área de Comunicação no sentido de associarem suas marcas à esta temática.
Você já deve ter visto muitas mensagens como “somos uma empresa que cuida do meio ambiente”, “a sustentabilidade é parte de nosso DNA”, entre outras.
Mas é sempre importante
observar se este tipo de discurso está aliado à prática. Do contrário, a inconsistência entre o que se diz e o que se faz pode acabar comprometendo a percepção do público e a reputação do negócio gerando tensões e crises que demandarão da Comunicação uma atuação mais estratégica para mitigar tais impactos.
E lembre-se: um plano de gestão de crise bem estruturado é aquele que constrói confiança. Isso vai muito, muito, além da tentativa de formação de uma imagem
eco-friendly baseada em discursos vazios.
Toda empresa que sabe como a reputação é um dos seus ativos intangíveis mais importantes, até mesmo para a continuidade das operações.
Por isso, e acreditando no seu interesse em compreender como a área de Comunicação pode estar relacionada a eventuais impactos que possam ser causados por sua organização, hoje vamos mergulhar nesse tema e mostrar como isso pode ser conduzido.
Em tempo: sugerimos que os tópicos detalhados neste artigo possam ser pensados desde o início da atuação da empresa. Uma vez que, em contextos de crise, o tempo para se planejar a atuação costuma ser insuficiente.
Atividades relacionadas à área de Comunicação Corporativa
Comunicar-se com os outros é algo tão habitual, que raramente paramos para pensar sobre como isso deve ser feito, quais são as melhores práticas, o que deve nortear nossas estratégias de comunicação, etc. Na área da comunicação corporativa, isso não é diferente.
Como em qualquer departamento, seu funcionamento compreende vários campos de atuação, processos e atividades.
O setor de Comunicação Corporativa pode compreender as seguintes áreas:
- Comunicação interna : canais e espaços de diálogo entre a empresa e as pessoas que fazem parte da sua organização, incluindo empregados próprios, contratados e até mesmo os familiares deles.
- Eventos e reuniões : comunicação orientada a promover relacionamentos interpessoais, no sentido de melhorar a motivação e o clima dentro do ambiente de trabalho.
- Relações institucionais : mais ligada ao desenvolvimento de projetos de setores. É influenciada pelo poder Legislativo, por organizações do Terceiro Setor, pelo Executivo, se apoia em fatos e informações, e é especialmente importante na construção de um “colchão de reputação” para possíveis momentos de crises.
- Assessoria de imprensa : área que se relaciona com veículos de comunicação no intuito de construir uma imagem positiva da organização e de suas atividades.
- Marketing : campo da Comunicação que visa identificar as necessidades dos consumidores, engajá-los e, quando ainda não são clientes, convertê-los em consumidores.
- Reputação da marca : neste segmento de atuação, é pensada a percepção que se quer construir para a marca. É sobre como os outros vão enxergar e entender sua organização.
Os esforços empreendidos por todos os campos de atuação que acabamos de citar precisam ser trabalhados de modo concomitante e alinhados em todos os contextos e, mais especialmente, nos momentos de crises.
A CNV como inspiração nos projetos
Até agora, vimos quais são as atividades conduzidas pela área de Comunicação de uma empresa. Mas, como você deve saber, tão importante
como o que se faz é a forma como se faz.
É fato que a melhor forma de reduzir conflitos é a minimização de danos causados pela organização. Mas, se as tensões surgem – o que demanda uma comunicação ainda mais eficiente entre instituições e comunidades, o ideal é adotar os princípios da CNV (Comunicação Não-violenta).
O modelo mental da CNV nos ajuda a conhecer – e reconhecer – as necessidades vigentes entre as pessoas; e isso pode transformar as realidades.
A CNV deve funcionar como guia nos projetos da área de Comunicação em empresas que geram impacto. Por quê? Porque a CNV é potente para prevenir e transformar conflitos. Trata-se de uma verdadeira mudança nos padrões de comportamento que, normalmente, dão origem às disputas.
Empresa e relacionamento com a comunidade
O relacionamento contínuo e de mão dupla com a comunidade é outra forma de a empresa zelar pela gestão preventiva de crises.
Com um diálogo fluído – portanto, mais horizontal e cuidadoso com a qualidade das várias linguagens – aumentam as chances de conectar-se com as reais necessidades dos diversos públicos vizinhos aos empreendimentos.
Concomitante a isso, reforçamos a importância do cuidado consciente como pilar para que se construa uma conexão com as várias realidades encontradas nas comunidades.
Exemplos de papéis estratégicos da área de Comunicação
Para exemplificar algumas das ações práticas que podem ser efetivadas pela área de Comunicação, a fim de sustentar seu papel estratégico dentro de uma organização, podemos indicar algumas iniciativas, como:
- definição do posicionamento institucional;
- mapeamento dos públicos impactados pela atuação da empresa;
- desenvolvimento de um Plano de Comunicação, com definição de mensagens chaves e porta-voz;
- criação do manual de marca e do código de ética e conduta organizacional;
- apoio para construção de políticas de responsabilidades social e/ou ambiental, cumprindo papel de ser guardiã das diretrizes, apontando incoerências e fragilidades a fim de buscar fazer a diferença na realidade local;
- gerenciar as manifestações sociais como mecanismo de redução dos riscos sociais do negócio e criação de planos de Comunicação de Crise.
Como estamos chegando ao final do artigo, poderíamos intuir que sua percepção sobre o papel da comunicação coporativa em organizações é muito maior do que você imaginava, quando começou a ler este conteúdo, certo?
