Sustentabilidade nas empresas: por que ser sustentável?
Não é de hoje que a sustentabilidade nas empresas está na pauta. Mais do que um termo da “moda”, o conceito diz respeito a uma necessidade cada vez mais indispensável no mundo atual, principalmente entre as empresas. Aqui na Bridge, a gente gosta de conectar a ideia de sustentabilidade com o conceito ainda mais amplo de “bem viver” que nos provoca a enxergar o quanto somos natureza e, assim, constatar que tudo está interligado.
A sustentabilidade envolve uma série de práticas e ideias voltadas a atender às demandas básicas da vida no planeta, tais como disponibilidade e qualidade dos recursos naturais sem que as futuras gerações sejam prejudicadas ou impedidas de também acessá-los para suprir suas necessidades.
Como já é conhecido de todos, muitos recursos naturais utilizados pela sociedade são finitos. Por isso, cada vez mais pessoas têm se conscientizado sobre a importância de preservá-los — e isso inclui as organizações privadas. Continue a leitura para entender melhor o conceito de sustentabilidade nas empresas e saiba como é possível empregá-lo em negócios de todos os setores.
O que é sustentabilidade nas empresas?
A sustentabilidade nas empresas é entendida, em linhas gerais, como um conjunto de práticas que incluem políticas econômicas sustentáveis e de responsabilidade social. Com base nisso, temos três pilares da sustentabilidade empresarial: o econômico, o ambiental e o social. Todos eles devem ser bem equilibrados, o que permite ganhos não apenas para as empresas, mas também para os colaboradores, consumidores e para o meio ambiente e a sociedade.
Dessa forma, o crescimento econômico continua sendo estimulado, mas as externalidades e consequências negativas das atividades da empresa devem ser identificadas e gerenciadas para serem minimizadas.
Por que é importante uma gestão sustentável nas empresas?
Como vimos, por meio de uma visão e gestão sustentável, é possível minimizar ou, até mesmo, neutralizar os efeitos negativos do impacto social e ambiental das empresas. Quando se tem a sustentabilidade como um valor forte, a longevidade da empresa se torna muito mais possível. Isso porque há maior certeza de um futuro, já que, tanto o acionista quanto a alta liderança, colaboradores e contratados, cuidarão para que os recursos necessários às suas atividades continuem existindo em longo prazo — seja daqui a cinco, 30 ou até mesmo 100 anos — e os riscos sociais, ambientais e econômicos do negócio serão gerenciados.
Além disso, com uma maior conscientização ambiental por parte da sociedade, as empresas acabam sofrendo certa pressão para assumirem posturas mais responsáveis. Caso contrário, a reputação da empresa pode até ser prejudicada. Fato é que as mudanças devem vir de todos os lados, para que realmente seja possível pensar em preservação e viabilizar a sustentabilidade — e as instituições não podem ficar alheias a isso.
Quais são as principais ações de sustentabilidade?
A implementação de uma visão e de um posicionamento sustentáveis por parte de uma empresa se dá de forma contínua. São mudanças que devem ser trabalhadas todos os dias e podem sempre evoluir, de acordo com os contextos socioambiental, econômico e, também, o tecnológico, no campo da inovação.
Conheça algumas ações que podem ser praticadas no dia a dia:
- identifique e analise os impactos negativos da empresa;
- promova o diálogo e a transparência nos processos, tanto em relação ao público externo quanto aos colaboradores;
- incentive a redução de resíduos, assim como a diminuição do consumo de recursos naturais, tais como água e energia elétrica, na rotina administrativa e operacional da empresa;
- certifique-se de que os fornecedores e terceirizados também tenham uma postura sustentável, garantindo que toda a cadeia produtiva trabalhe de modo integrado por um equilíbrio ambiental;
- promova a conscientização entre os colaboradores, especialmente nas lideranças, e até mesmo na comunidade, por meio de campanhas e treinamentos;
- incentive boas práticas por meio da inovação;
- crie planos de incorporação dessa nova visão e ações no cotidiano da empresa, sempre que possível.
Se você gostou do nosso conteúdo sobre sustentabilidade nas empresas e deseja complementar o seu conhecimento sobre o assunto, acesse nosso outro blog post sobre o que é ESG e qual a importância para as empresas.





