Como fazer a gestão de manifestações sociais para minimizar os riscos sociais do negócio

Obras de grande relevância costuma ser responsáveis por trazer o desenvolvimento econômico e social às regiões. Mas, também, podem provocar mudanças substanciais não desejadas nos espaços em que são realizadas.

Da construção de usinas hidrelétricas à criação de grandes anéis viários, é comum observarmos reações de segmentos da população por conta dos efeitos que essas intervenções podem trazer: remoções, poluição sonora, mudanças na qualidade de vida, entre outras.

Ilustração com uma mão segurando uma moeda para representar a gestão de risco

Você entende o risco social do seu negócio

A gestão do impacto socioambiental das empresas é uma atividade necessária para a criação de boas relações sociais com comunidades vizinhas às obras.

Mensurar corretamente o nível do impacto de um grande empreendimento em uma região – desde as mudanças mais sensíveis, como uma alteração viária, até as grandes alterações no modo de vida das populações – é fundamental para a construção desse relacionamento de forma respeitosa.

Qualquer passo em falso em uma dessas frentes de ação pode provocar graves arranhões na imagem de sua empresa. Décadas e décadas de trabalho podem ser perdidas por uma decisão mal tomada – ou por uma falha grave de comunicação. 

É importante lembrar, contudo, que uma boa reputação se constrói não somente com os clientes. É imprescindível cultivar uma boa imagem também com investidores, governos, organizações sociais do Terceiro Setor, empresas vizinhas e, por fim, com toda a comunidade.

Oferecer mecanismos de identificação e gestão de impactos socioambientais é uma ótima forma de estreitar os laços e agir antes que problemas de maior gravidade possam surgir durante o percurso.

Gestão das manifestações sociais e a redução dos riscos

É a partir dessa base, lapidada com um trabalho de escuta atento e propositivo em relação às demandas de manifestantes, que uma reputação sólida e duradoura se constrói.

Este trabalho, que deve ser feito diuturnamente, é uma boa estratégia de comunicação e gestão de riscos, que previne crises e amplia oportunidades de divulgação à comunidade acerca de iniciativas de agregação de valor promovidas pelo empreendimento. 

A sua empresa precisa de uma forma segura, clara e fácil de lidar com os stakeholders, ou seja, as pessoas interessadas no seu projeto.

O aplicativo Audire, uma plataforma de gestão de manifestações sociais desenvolvida pela Bridge, permite gerenciar em tempo real o efeito dos impactos de projetos, além de administrar as demandas apresentadas pela sociedade para manter a boa reputação da empresa em contextos de maior tensão institucional.

Como fazer a gestão das manifestações sociais

Ilustração da metodologia de gestão de manifestações sociais do Audire com um fluxograma

Totalmente adequado às premissas da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, o Audire atua na gestão de manifestações sociais e contribui para a prevenção de crises que podem impactar o seu negócio.

Com uma equipe capacitada e treinada, segundo os preceitos da Comunicação Não-Violenta e Escuta Ativa, fornece total apoio ao manifestante e à sua empresa, garantindo o direito à manifestação pública e, ao mesmo tempo, a qualidade na gestão do risco social.

As manifestações sociais – queixas, dúvidas e elogios (por que não?) são entendidas como oportunidades de diálogo, contribuindo para uma melhora da reputação das empresas, em um mundo cada vez mais balizado por responsabilidade nas ações ambientais, sociais e políticas por parte das corporações.

O Audire é ideal para acolher demandas, criar boas relações e reduzir as tensões entre sua empresa e a comunidade.

Solicite-nos uma demonstração gratuita da Audire, plataforma de gestão de queixas e reclamações desenvolvida pela Bridge!

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